segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Traição x Confiança - Existe Relação ?!

Nossa! Como é difícil tentar montar um conceito sobre um tema tão complicado de se entender né? Mas vou tentar, relacionando traição com confiança*-*
Quando se fala em traição é muito comum as pessoas dizerem que não aceitam, tomando como base o relacionamento conjugal, uma vez que, traição é sinônimo de adultério segundo o dito popular. Entretanto, juridicamente, traição é tornar óbvio e evidente o que se queria ocultar, ser infiel ou descumprir com o compromisso assumido.
Veja que, nesta abordagem jurídica, não se menciona traição atrelada única e exclusivamente a questões conjugais. Mas, como relacionar traição com confianaça ?
Para tanto, faz-se necessário então entender o que vêm a ser confiança.
Segundo dados coletados na internet, confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente absorvendo-a, ou ainda, é o resultado do conhecimento sobre alguém.
Bom, agora chega de termos “bonitinhos” e vamos tentar montar um conceiito.
Pelo que pude entender, a confiança faz-se através de um conjunto de informações sobre alguém. Se as informações forem positivas, então a confiança surge, o que dá sentido ao primeiro conceito apontado, porém, caso as informações sejam negativas, a confiança não se constroe, e então nenhum tipo de relação pode ser estabelecida.
Com base em tudo que foi analisado, começo a perceber que o termo correto é traição da confiança. Sim, pois, se formos analizar, a amizade se constói na base da confiança, que se constrói através de informações ou por um conjunto de ações que são observadas, como costumo dizer. Se por ventura algumas das partes cometa algum ato que venha a descumprir o compromisso assumido, então ocorre a traição da confiança na AMIZADE. Perceba que, ainda falando de amizade, mesmo que ocorra a traição, esta pode continuar estabelecida, mas não com o mesmo grau de confiança.
Logo, esse exemplo me faz perceber que a traição está literalmente relacionada com a confiança, é só agora analisar o mesmo exemplo em outras situações
( Casamento, Emprego, Namoro, Relação Irmão x Irmão .. etc, etc, etc .. )

Bom, espero ter conseguido chegar a um conceito plausível.
Taina, responsável por me fazer tentar discutir este assunto, espero que você possa, através da minha forma de escrever, entender com clareza tudo que foi discutiido.
Um super beiijo e obriigado por lêr e gostar do meu blog.

Beijos’’

4 comentários:

Taina disse...

Show Show show ! Simplismente ameii ! =) Valeuu Cleitinhoo ;*

Cleitinho disse...

Ótimo !

Escrevi com carinho para que gostasse.

Super Beijo =]~

Anônimo disse...

Super bem estruturado o seu texto e muito lógico tmb!

Cleitinho disse...

Que bom que Gostou ..
Pena não ter se identificado ..